Notre Dame e passeio no Sena [Rota Kids realizando sonhos, dia 5]

Dentre os muitos monumentos de Paris para visitar, a Catedral de Notre Dame era sem dúvida uma das mais esperadas. Elas falavam disso desde que assistiram ao filme do Corcunda de Notre Dame. Queriam ver tudo, mas visitar o quarto do Quasímodo já não dava mais, muuuuitos degraus pra subir!

Mesmo assim, só de estar ali, e ver de perto a grandiosidade arquitetônica e histórica do lugar, já era espetacular e elas adoraram!

Pegamos o metrô logo cedo junto ao nosso hotel e antes das 10 horas já estávamos na Île de la Cité, a pequena ilha no Rio Sena, onde fica a famosa catedral.

O dia estava muito frio e o sol ainda baixo quando chegamos.  Ponto para os madrugadores, pois novamente não havia fila para entrar.

Sol ainda baixo, por trás da Catedral (foto by Beatriz Valadão)
Sol ainda baixo, por trás da Catedral (foto by Beatriz Valadão)

Após a já esperada revista, pudemos  entrar na mais antiga catedral gótica da França, cuja construção começou em 1163.

Chamam a atenção a grandiosidade da nave central:

Olha o tamanho das pessoinhas!
Olha o tamanho das pessoinhas!

os belíssimos vitrais:

o Sol baixo realçando os vitrais
o Sol baixo realçando os vitrais

As esculturas e imagens das diversas capelas:

Dona Morte
Dona Morte

e a via crucis, toda esculpida:

Via crucis
Via crucis

O ingresso à catedral é gratuito, mas para visitar os tesouros de Notre Dame, paga-se um pequeno valor.  Pode-se então conhecer alguns dos objetos que permearam a história da igreja por tantos séculos

DSC03707
e um interior de tirar o folego, com obras de arte e vitrais magníficos

 

DSC03698
Toda a linhagem dos papas representada

Para quem viu o filme do Corcunda, mesmo que seja uma animação, reconhece os detalhes e vivencia a estória e a História da catedral gótica, com sua grandiosidade arquitetônica e religiosa!

Além de todo o aspecto religioso do templo, há uma área dedicada a contar a história da catedral, acréscimos e suas diversas restaurações.

DSC03611
História da evolução e construção da Catedral

Por estarmos ainda perto do Natal, tivemos a oportunidade de ver um belíssimo presépio no estilo Napolitano, onde diversas figuras (muitas mecanizadas) retratam o cotidiano de um pequeno vilarejo.  O pequenino Jesus e sua família quase desaparecem no meio de tantos detalhes.

O presépio tradicional quase some no meio de tantas peças!
O presépio tradicional quase some no meio de tantas peças!

Também em exposição diversos paramentos com fios de ouro e a maior tapeçaria de igreja da França, ofertados pelo rei Luiz Felipe à catedral:

200 metros quadrados
200 metros quadrados

Saindo dali, já havia uma enorme fila para entrar!  Ainda bem que pudemos curtir a igreja sem tumulto.

Resolvemos pegar um barco e fazer um passeio pelo rio Sena. Existem diversos tipos de embarcações que fornecem passeios variados, com almoço, festa, turístico… Resolvemos embarcar em um Batobus, que tem o seguinte esquema: compramos um bilhete de um dia(aqui você também encontra opção de bilhete família com dois adultos e duas crianças por um preço reduzido), que dá direito a embarcar e desembarcar quantas vezes quiser em paradas específicas, sempre próximas a pontos turísticos, como no caso da Notre Dame.  O intervalo entre as paradas é de 20 a 25 minutos  e, enquanto comprávamos o ticket, o barco que estava parado junto à Notre Dame acabou saindo…  Aproveitamos esses minutos de espera para fazer um lanche e, pasmem!  Encontramos duas brasileiras, mais que isso, duas Cachoeirenses que conheciam minhas irmãs!!!  É o que eu sempre digo, o mundo é uma ervilha e você pode encontrar um cachoeirense em qualquer esquina!

batobus-map
São ao todo nove estações ao logo da região central de Paris, navegando pelo Sena
DSC03724
Passeio de batobus no Sena com minha ladybug
DSC03725
Bibia com papai no barco
DSC03823
Passamos por muitos pontos turísticos com paradas sem a obrigação de descer, mas tem-se uma vista diferente dos monumentos
DSC03817
Uma vista privilegiada da paisagem e contrastes de obras arquitetônicas ultra modernas e monumentos históricos e artísticos.
Uma visão diferente da cidade
Uma visão diferente da cidade

Resolvemos descer na estação do Museu d’Orsay, a idéia era ir até o museu mas quando chegamos lá a bilheteria já estava fechada (a bilheteria fecha uma hora antes do encerramento das atividades do museu, nesse caso às 16:00).  Como estava muuuito frio, fizemos mais uma parada estratégica em um café, onde almoçamos e nos aquecemos, enquanto planejávamos os próximos passos.  Tentamos então o museu do Exército nos Inválidos mas também já era hora de fechar.  Bom, o dia iria terminar mais cedo então, bom descansaremos para tentar novamente amanhã o museu da Guerra!

See ya

Dicas deste post

  •  Sair ainda de noite (8 da manhã) em janeiro do hotel para ir passear é difícil, mas compensa.  Você pegará pouca ou nenhuma fila nas atrações.
  • Batobus: http://www.batobus.com/ .  É possível comprar o ingresso antecipado.
  • Existem diversos passeios de barco pelo Sena, escolha o que mais se adequa à sua agenda, mas não deixe de fazer pelo menos um.
  • Ainda sobre o passeio de barco:  É uma boa forma de curtir Paris descansando – adequado para fazer após alguns dias de viagem andando muito.

 

2 pensamentos em “Notre Dame e passeio no Sena [Rota Kids realizando sonhos, dia 5]”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *