A maior expectativa das meninas nessa viagem era de ver a neve, e a nossa maior preocupação era de que elas se frustassem, morressem de frio e não vissem a neve. Afinal não precisava ser muuuita neve, o suficiente para fazer um boneco de neve e o anjinho no chão. Frio tinha, mas neve…
Rafael começou a monitorar as cidades altas próximas aos nossos destinos, onde pudesse haver neve e encontrou uma possibilidade em Abetone.
Abetone é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Pistoia, com cerca de 707 habitantes. Onde existem algumas estações de esqui, opa se tem esqui tem neve!!! Começamos a monitorar por camera on line e vimos que havia nevado bem no fim de novembro, ficamos monitorando e no dia 12/12 resolvemos subir de carro e procurar por neve!
A estrada revela paisagens maravilhosas para um final de outono europeu! A espectativa era muita de conseguir chegar e encontrar neve suficiente para não frustar as pequeninas, mas nem tanto pois o carro não estava preparado para pegar uma estrada coberta de neve e escorregadia. Chegamos a parar e perguntar a um guarda se havia a necessidade de colocar correntes nas rodas para neve e se haveria neve o suficiente para isso, parece que não, então continuamos seguindo e subindo as montanhas em estradas sinuosas mas muito agradáveis.
E eis que…
Paramos ali mesmo, era o suficiente para brincar.
Você quer brincar na neve?
E um boneco quer fazer?
Todo esforço vale a pena só pra ver esses sorrisos!!!
Bom, fase um completa!
Agora, bora pegar estrada novamente e achar o caminho para aquela torre torta mamãe? Pisa !
Recuperando as energias e o humor com um bom prato de massa italiana!!!
Chegamos a Pisa já de tarde e tínhamos pouco tempo para visitar o mínimo e não esgotar as pequenas, mas de fato como não se vai a Roma sem ver o Papa, não se vai a Pisa sem tirar uma foto clássica com a torre. Muito, muitos turistas de todas as partes do mundo tentando o melhor ângulo para a foto perfeita com a torre mais famosa do mundo pela perfeita inclinação não proposital!
Fechando o dia com um pouco mais de cultura e aprendendo mais sobre preservação e restauração!
see ya
Dicas deste post:
- Para dirigir na Itália é necessária a PID – Permissão Inernacional para Dirigir, que pode ser tirada no DETRAN de sua cidade. Não foi pedida em nenhum momento da nossa viagem, mas se for pedida, é melhor ter.
- Dê preferência para carros pequenos ao dirigir na Itália. Muitas estradas são pequenas e um carro menor facilita o deslocamento.
- Abetone é uma estação de esqui muito próxima de Florença. Pode ser uma alternativa interessante para um bate-e-volta na neve, e completamente fora do circuito turístico para estrangeiros.
- Em Pisa, a Plaza de los Milagros concentra as principais atrações: a torre, o batistério, o Duomo e o Campo Santo, com diversos túmulos de cavaleiros, príncipes, clérigos, com arte lindíssima e centenas de anos de história.
- Pisa também é relativamente próximo de Florença, a dica é passar o dia (ou uma tarde) em Pisa e retornar seu hotel em Florença.
- Ao perseguir a neve, a Internet é sua aliada. Os principais pontos de esqui possuem webcams 24 horas, e boletins de neve, mostrando as condições de cada ponto. Foi assim que descobrimos Abetone e conseguimos encontrar a neve, em um ano atípico, muito seco e de pouca neve.