Estamos de volta em Milão para últimos passeios e nos preparar para nosso retorno ao Brasil via Nova York.
Agora fizemos passeios mais contemplativos e voltamos a lugares em que deixamos de ver detalhes e pequenas comprinhas… A praça do Duomo é cercada de centrinhos comerciais que valem muito a pena serem explorados!!
Caminhamos e tiramos esse dia para ver e fazer coisas que não podíamos deixar de ver ou fazer, como tomar um original gelato italiano e comer bem sem pressa ou compromisso!
E nas caminhadas descobridoras, mais lojas de brinquedos e eletrônicos.
Claro que tivemos que comprar mais uma mala de bordo. O vendedor garantiu que era “very strong”, e tinha que ser, pois a loira adotou a mala e a pobre coitada em uma só viagem já sofreu uns bocados!
Mas era hora de dizer tchau para Milão. No dia seguinte, pegaríamos um voo para Nova York. Nossa escala desta vez seria menor, cerca de 8 horas, e por isso achamos que não valeria a pena o deslocamento para a cidade, pois o tempo ficaria muito apertado. Então depois de um voo de 9 horas chegamos ao JFK no dia 16/12/2015 e com um fuso de três horas deslocadas, acho que nessa brincadeira perdemos 6 horas do dia, mas tudo bem, tudo vale a pena por boas experiências!
Resolvemos ficar pelo aeroporto mesmo, afinal deveria ter lojinhas e coisinhas para fazer…
A Isabel só dormiu também porque o voo sairia as nove da noite, mas pra ela já era mais de meia noite! Tadinha da pequena.
Mas de tudo foi uma viagem nota dez! Adoramos tudo e rimos hoje dos perrengues que passamos com a caixa e o frio!!
Preparados para próxima viagem?
see ya
Dicas deste post:
Explore os arredores da praça do Duomo em Milão. Você encontrará muitas lojas interessantes e incrivelmente já fora do principal circuito turístico. Após um quarteirão de distância, já se pode observar uma Itália mais típica e sem tanta “pressão” para pegar os turistas.
Há uma Disney Store bem grande e pelo menos mais 2 lojas de brinquedos imensas na região. São paradas imperdíveis ao viajar com os pequenos;
Vôos com deslocamentos predominantemente Leste-Oeste ou vice-versa são os mais pesados em termos de problemas com o fuso. Tente fazer as refeições nos horários locais mesmo se sem muita fome. isto ajuda o organismo a se adaptar. Se necessário, atrase o sono para não ficar totalmente fora de fuso!
O JFK é gigantesco e tem centenas de lojas. Se tiver tempo livre e não for o suficiente para sair dali, pense que está em um shopping e explore as inúmeras opções, enquanto aguarda o seu voo. Última chance também para as últimas compras!
Quando já pensávamos que o melhor já tinha sido feito e nada mais nos impressionaria, eis que chegamos a Bolzano! Essa parada da viagem foi pensada especialmente para ver a neve e o clima mais natalino ainda. Não tinha neve, mas o espírito natalino estava em todo lugar!!
Fizemos mais uma viagem longa de trem, desta vez com conexão em Veneza. Ao chegarmos em Bolzano, apesar do frio, encontramos uma cidadezinha aconchegante, tranquila e onde se podia andar pelas ruas sem nem pensar em pegar qualquer tipo de transporte.
Viagem de trem com as meninas é sempre uma pequena aventura, ponto para as poucas bagagens! Isabel foi conhecer mais uma vez o vagão restaurante com o papai e levou o boneco do pinóquio para ver a paisagem.
Imagens da praça central já ao entardecer com a feira de artigos natalinos.
Chegamos em Bolzano num domingo, e como mostram as fotos acima, a praça central estava lotada e a tradicional feira de Natal já estava a todo vapor. Tem todo o tipo de artesanato, comidas típicas e música. O ambiente natalino tomou conta, enfeites de natal para todos os gostos e bolsos e, como estávamos já bem ao norte da Itália, aqui vimos uma forte influência Alemã e Austríaca, tanto que até as placas de rua e monumentos estão em italiano e alemão.
Desta vez não pudemos usar a rede Accor como nas outras cidades italianas, então optamos por uma boa e renomada hospedagem, com uma localização privilegiada bem em frente à praça de modo que pudéssemos desfrutar de tudo calmamente, afinal só ficaríamos em Bolzano por um dia.
Ficamos hospedados no Stadt Hotel Città, muito conhecido e recomendado: localização estratégica, acomodações muito boas e muito boa receptividade. Chegamos antes do horário previsto para check in e não há aqui a comodidade que tivemos nas acomodações das hospedagens da rede Accor. Mas não foi um empecilho, deixamos as malas e fomos conhecer um pouco o local e almoçar calmamente.
Aqui já vemos uma influência bem marcante dos alpes alemães e austríacos, na comida, na música e na paisagem arquitetônica. Todo o ambiente era muito gostoso e apesar do frio estávamos muito felizes em estar ali. E eis que encontramos um carrossel e ainda passeio de pônei para as meninas, os sorrisos foram de orelha a orelha. Bolzano é top!!
Uma farra de diversão e chocolate
E por falar em chocolate a recepção no quarto também não ficou devendo aos nossos Accor.
O que viemos mesmo atrás foi da feira de enfeites natalinos, tem de tudo e todos os tipos. O olhar fica até perdido com tanto encantamento, tanta delicadeza e tanto refinamento nas coisas mais simples.
É claro que a mala já estava ficando pequena e com muitos presentes um tanto quanto frágeis, mas era impossível resistir a tamanha originalidade e beleza.
Bolzano também é cultura e religiosidade como toda a Itália, fomos visitar a igreja local e ver que a arte é a representação do espírito e do lugar. O telhado da igreja é diferente de tudo que já havíamos visto!
Tentamos até assistir à missa mas ainda muito difícil de compreender e de ficar com elas tanto tempo numa cerimônia como essa, mas a Igreja é linda com traços góticos em pedra bem medieval.
Quem nos conhece sabe que a paixão desta família é muito grande por brinquedos, e visitar lojas de brinquedo por toda Itália também foi uma aventura. Não podíamos comprar muita coisa por dois motivos: um pela grana e outro pelo espaço na mala.
No entanto nesses últimos dias de viagem poderíamos até comprar uma ou outra coisa a mais pois já não teríamos mais grandes deslocamentos de trem que era a principal preocupação nossa. A proximidade de Bolzano com a Alemanha torna os brinquedos playmobil especialmente bem em conta e atualmente todas as marcas fazem kits especiais para meninas – foi a festa delas!!
E assim demos adeus a Bolzano e voltamos a Milão de onde começaríamos o nosso retorno ao Brasil.
see ya
Dicas deste Post
Os trens rápidos italianos (Freccia Bianca, Freccia Rossa e Freccia Argento) são super confortáveis, alcançam até 300 km/h e bem baratos. Vale a pena para um deslocamento diferente e sem o stress dos aeroportos de hoje em dia. Lanchar olhando a paisagem no vagão restaurante também é fantástico.
Os trens de alta velocidade possuem internet ilimitada ao custo de 1 centavo de euro por 24horas. Não deixe de comprar direto pelo celular, nem que seja para perguntar para os amigos via whatsapp se eles adivinham de onde você está falando 😉
Bolzano fica no Tirol, com forte influência germânica. Você vai ouvir muito o alemão aqui. As comidas também são diferentes, vale a pena para ter uma experiência diferente da Itália que mais conhecemos.
Existem várias estações de esqui acessíveis a partir de ônibus de Bolzano. Pode ser uma boa pedida para os amantes dos esportes de neve.