On the road to Gladstone: beach, relax and “bicho morto!”[Rota Kids Down Under, dia 8: 27/07/2019]

O destino da rota de hoje foi Gladstone, muitas piadas com o nome da cidade envolvendo os Flintstones, que ficava a aproximadamente 450 Km de distância e levaria quase 5 horas de viagem se fôssemos direto. Mas esse não era o nosso objetivo – essa viagem pelas estradas era mesmo apreciativa,  para irmos descobrindo os lugares e fazendo uma viagem menos cansativa possível.

Roteiro do Dia

Como ficamos no Íbis próximo ao Aeroporto de Mackay, não tinha muito o que fazer no hotel mesmo, mas o combinado entre nós foi já sair com roupa de banho para a viagem neste dia, pois pararíamos em alguma praia da cidade antes de continuar o caminho para Gladstone.  Passar uma manhã na praia e comer as coisinhas que compramos no mercado como um piquenique.

Vista da praia de Mackay
Casal contra o sol
Selfie da Bia aproveitando a praia
Peixe bel debaixo da água
Peixe bia, repare a cor da água desse mar!
E o peixe Fael revolvendo a areia no fundo do mar
Princesas no mar no rasinho
Garota do Fantástico
É fan-tás-ti-co…

As meninas e o Rafael aproveitaram bastante para mergulhar e brincar na água, sem muitas ondas e de água clarinha. Eu? Eu fique na areia, vigiando as coisas e tomando minha cervejinha de brinde de Townsville e Mackay, cada dia recebíamos água e cerveja de cortesia!! E claro fiquei apreciando a vista e tirando fotos!

Loira admirando a paisagem
Olhar no horizonte da Bibia

De fato ,tivemos que passar protetor porque o sol estava fraquinho e o vento bem forte o que poderia mascarar as possíveis queimaduras solares do dia.  O vento era tal que eu resolvi ficar de camisa de manga comprida dessas de nadar, ainda bem que havia comprado uma para mim no dia anterior.

Eu e Bia na selfie das morenas de óculos escuros

Sempre que vamos na praia a Isabel resolve catar conchinhas e pedras, e desta vez não foi diferente: lá foi ela e Rafael buscando na beira do mar por diferentes conchinhas.

Resultado da busca
As placas diziam ter essas espécies de águas vivas, mas graças a Deus não vimos nenhuma

A praia estava quase exclusiva para a gente, bem vazia mesmo, acho que só turista para ir a praia com esse vento e frio.

Report completo da situação da praia – nos deixa mais seguros.

Acabada a diversão, não poderíamos seguir viagem com as crianças salgadas de água do mar, pois seria muito desagradável e iria sujar o carro de areia e sal.  Por sorte, a praia ainda era provida de uma unidade com banheiro e chuveiros, o que deu para todos nós nos lavarmos e secarmos o suficiente para voltar ao carro e assim poder seguir viagem rumo a Gladstone.  A população de Gladstone é de cerca de 80 mil habitantes, mas a infraestrutura era incrivelmente completa.

Bebel lavando as sapatilhas
Ainda tinham esses recantos para piqueniques, churrascos e reuniões
De volta ao carro

De volta à estrada, a brincadeira agora era reparar nas coisas diferentes que vimos durante o percurso, uma das coisas que vimos e com bastante frequência eram os motorhomes, de diferentes tamanhos e cores, customizados ou não. De fato a cultura do acampamento é muito difundida, passamos por diversos campings onde você pode parar o seu carro ou motorhome, alguns com mais ou menos infraestrutura. Quando começamos a planejar essa viagem até cogitamos alugar um motorhome e ir parar em camping em algumas vezes, no entanto alguns fatores nos levaram a desistir dessa idéia.

Motorhome na estrada

Primeiro o custo, e segundo a velocidade do motorhome: a gente ia demorar muito mais tempo para percorrer os quase 2900km de Cairns até Sydney, e assim perderíamos tempo em Sydney.

Outra coisa que começamos a fazer durante o percurso foi notar os bichos mortos na estrada. É de dar dó ver os bichinhos atropelados, esmagados no asfalto, e isso acontecia demais. Não eram apenas bicho pequeno, eram bichos grandes como esse canguru que até paramos para tirar foto, com um certo receio de que ele não estivesse de fato morto e atacasse o Rafael, mas tava bem morto mesmo. Eca!

Bicho morto! Coitadinho…

Era muito triste mesmo ver os bichinhos mortos na estrada, aliás mesmo com sinalização e todo o cuidado com a fauna local esses acidentes eram bem frequentes, e uma preocupação do Rafael enquanto dirigia.  Felizmente, não tivemos nenhum incidente neste sentido, apesar de termos visto vários animais (vivos) na beira da estrada.  E as crianças ficaram o tempo todo procurando achar os bichos mortos na pista e gritando “Bicho Morto!”, uma versão australiana da brincadeira brasileira de achar Fuscas na estrada…

Outra coisa bem interessante que vimos foi as paradas rápidas, tipo de ponto de apoio para caminhoneiros e trailers que além de banheiro tinham café de graça, uma maneira de manter o motorista alerta e também evitar acidentes. Além disso, placas de sinalização instigavam os motoristas a brincar de um jogo de perguntas e adivinhações e assim evitar a fadiga e o sono nas longas e monótonas estradas australianas.

Exemplo de Quiz – a resposta está alguns quilômetros adiante (créditos: iStock)

Como a distância era bem grande até Gladstone fizemos uma parada para abastecer, descansar e comer alguma coisa num centro comercial perto da estrada. Vê-se claramente a influência britânica na culinária, comemos um fast food de fish and chips como na Inglaterra. God save the Queen!

Comida fast food muito boa e saborosa
Cada uma no seu lugar de volta à estrada…

Chegamos ao Mecure de Gladstone já de noite e o hotel era bem grande e confuso, pois ficava ao lado do Yaralla Sports Club e o movimento de pessoas era bastante intenso. Estacionamos o carro e descemos para a recepção para fazer o check in, primeira dificuldade subir e descer com as malas nos elevadores para o check in e depois subir de novo pra o quarto, mas valeu a pena. Desta vez ficamos todos no mesmo quarto e as instalações eram muito boas – recebemos upgrade de categoria pela fidelidade Accor.

Princesas instaladas
Bibia mostrando a placa do quarto

Já instalados e de banho tomado, descemos pra o restaurante para jantar. Tínhamos duas opções no hotel,  mas já estavam quase fechando. Escolhemos um que parecia até mais requintado e era a la carte, para um jantar mas descansado.  Foi até digamos que peculiar, por que eles tinham umas máquinas de jogos e você podia pedir fichas para jogar, as meninas ficaram com vergonha mas vimos outras crianças fazendo.

Um bom vinho para relaxar da viagem
Costela com batata frita!!
A cara de sono da Bia dizia que por hoje é só pessoal!

Pelas caras de cansado e o restaurante vazio dava a dizer que era hora de nos recolhermos, pois o dia estava mesmo no fim. Por hoje é só pessoal, amanhã mais estrada e mais aventuras na Austrália.

See Ya

Dicas deste post:

  • Fadiga ao dirigir não é brincadeira.  Dirigir várias horas seguidas pode ser perigoso, então procure descansar bastante no dia anterior, fazer paradas regulares, se hidratar bastante e ter uma alimentação leve.
  • As praias de Mackay são lindíssimas, vale curtir um pouco.  Tenha sempre atenção às recomendações locais sobre condições do mar e presença de animais perigosos, principalmente em praias que você não conhece.
  • Muito cuidado com os animais na estrada.  Como mostramos, há muitos atropelamentos de animais selvagens, que podem causar um acidente grave.  Fique sempre atento nas placas de presença de animais e dirija sempre com atenção às margens da estrada.
  • Novamente a fidelidade Accor rendeu um upgrade de quarto. Planejamento é tudo.

 

On the road to Mackay: Bowen, fun, mango and sunset [Rota Kids Down Under, dia 7: 26/07/2019]

O lado bom dessa viagem de carro pelas estradas da costa leste da Austrália, é que além de fazermos nosso roteiro do nosso jeito, podemos fazer tudo também no nosso tempo. Então, neste dia resolvemos aproveitar nossa manhã no hotel: tomar nosso café da manhã com calma e  curtir um pouco da piscina também, apesar do friozinho.

Breakfast: Servidos de panquecas com mini marshmalows
Para quem gosta… mas calma a água até que tava aquecida
Relax hour: pernas para cima mãe e filha

Mesmo que a temperatura não estivesse tão alta, tinha um solzinho gostoso e com a água aquecida, mesmo que pouco, conseguimos aproveitar e sozinhos a piscina do hotel nesta manhã, antes da hora prevista para o check-out e antes de pegar a estrada novamente rumo ao próximo destino na rota em direção a Sydney.

Como falei no post anterior, as cidades de parada foram escolhidas de acordo com a presença ou não de hotéis da rede Accor na cidade, então algumas vezes as paradas de hospedagem serão feitas já no fim do dia apenas para dormir mesmo.  Antes de deixar Townsville, já depois de checkout feito para não precisar voltar ao hotel, fomos ainda conhecer o Castle Town Shopping que era colado ao hotel e conhecer algumas lojas como a Big W, que descobrimos ser uma grande rede de lojas de departamento com muitas peças em desconto e que é uma divisão da Woolworths Group. Lá encontramos roupas, brinquedos, artigos eletrônicos entre outras coisas. Passamos ainda por outras lojas e pela Target para comprar alguns suprimentos para a viagem, sempre é bom ter água, suco, biscoito e outras guloseimas durante longos percursos.

Eletrônicos a bons preços
Shopping Castle Town

No caminho entre os lugares de pernoite nós pensamos em fazer outras paradas aleatórias para conhecer os lugares em que vamos passando, praias e cidade, almoçar eventualmente ou mesmo descansar ou ir ao banheiro, conhecer um lugar diferente que tenha um atrativo interessante em outra cidade no caminho.

On the road again
Motorista do lado esquerdo

Neste dia especificamente, o nosso destino era a cidade de Mackay, uma outra pequena cidade da costa leste australiana, sem muitos atrativos extremamente relevantes, mas com uma distância considerável de Townsville, então a idéia era mesmo parar  e demarcamos algumas paradas para descanso de acordo com a necessidade, e paradas para diversão também.

Meninas atrás, Number 1 Bibia
E 2 Isabel !

rota desse dia e principal parada

A nossa idéia dessa rota sempre foi ir parando nas praias e cidades litorâneas, mas nem sempre a rodovia ficava bem próxima à costa, o que tornava essa idéia um pouco digamos inviável e cansativa, pois teríamos que deixar a estrada, tomar outra estrada e depois retornar. Então escolhemos, desta vez aleatoriamente, a cidade de Bowen para nossa principal parada do dia, uma cidade entre Townsville e Mackay, localizada em uma península e é rodeada por 8 praias, então como pode ver no mapa tivemos que sair um pouco da estrada.

Os trens de carga pelo caminho
Pacific national
cemitérios, sem muros e com túmulos que parecem obras de arte
Pontes de ferro

Uma das atrações turísticas é o Big Mango, uma estrutura de fibra de vidro gigante montada em frente ao Centro de informações turísticas e que foi erguido em homenagem aos prósperos pomares de manga da região. Tem até um bonequinho!

vista de uma das praias com píer
Centro de informações turísticas com banheiros, mapas e toda informação pertinente sobre a cidade que o turista possa precisar
Mapa da cidade de Bowen em frete ao centro de informações turisticas
The Big Mango

Mangas à parte, o que mais chamou atenção, além das praias, foi a infraestrutura de playgrounds. Não apenas tinha brinquedos em perfeito estado de conservação e funcionamento como para elas foi como ir a um mini parque aquático, às 15:00 horas ao ar livre de graça com vista para o mar. Muito legal mesmo.

Panorâmica do local onde paramos…
Parquinho aquático público, diversão para as crianças
depois de horas trancadas no carro elas queriam se divertir, alguém com frio?
Só o garotinho que nunca acertava a hora do balde virar a água neles…

E ainda tinha toda infraestrutura de banheiros, com chuveiros e vestiário para se trocar depois da brincadeira. Logo mais a frente tinha outro play com brinquedos a seco. Eu acredito que pelo horário e por estar meio frio esses aparelhos estavam vazios, mas fico imaginando no verão como ficam.

Resolvemos escolher um restaurante que fosse próximo para um almojantar, visto que já eram quase cinco horas da tarde e por isso foi um pouco difícil encontrar um restaurante aberto, muitas já fechados do almoço ou ainda não abertos para o jantar. Descobrimos um de comida “japonesa” perto dali, The Cove, que fica junto a uma pousada e do alto de uma colina tinha uma vista espetacular da praia, fora uma uma comida e atendimento muito bons também.

Olha a vista…parece coisa de filme
O sol já vai se deitar, atenção!
Entre as palmeiras do jardim do restaurante ainda se pode ver o mar e o sol se despedindo
Divando sobre as pedras in sunset
O astro rei cabe entre meus dedos nessa perspectiva
O mundo pode ser todo meu!! loira in sunset too
Vista panorâmica

Ficamos em uma mesa na varanda, porque estava rolando uma festa de aniversário no restaurante e as mesas internas estavam todas reservadas para o evento. Não nos importamos nem um pouco pois a vista e o tempo estavam tão agradáveis que foi até melhor.

Pegamos uma mesa com a vista bem gostosa
Hora de alimentar o corpo, tá na mesa pessoal!!!
Felizona!!
Servidos?
O céu e suas cores ao pôr do sol
As luzes vão diminuindo e a vista vai ficando cada vez mais bonita
A vista da fachada da pousada e restaurante The Cove

Procuramos não sair tão tarde pois ainda tínhamos 2 horas de viagem até Mackay onde nos hospedamos no hotel Ibis próximo ao aeroporto mesmo. E novamente em dois quartos, desta vez eu com a Isabel e Rafael com a Beatriz.

On the road safety
Vista da janela do quarto – direto para a pista do aeroporto.
Para quem ficou com fome de noite compramos carne seca de Kangaroo, mas só o Rafael conseguiu comer mesmo

Foi um longo dia e estávamos todos bem cansados então o melhor mesmo era banho e cama, o próximo dia era de mais aventura e estrada rumo a Sydney.

See Ya

Dicas deste post:

  • Reforçamos a importância de ter sempre suprimentos no seu carro.  A estrada passa por trechos imensos sem a presença de nenhuma pessoa ou cidade, então tenha sempre um mínimo de alimentos e água sempre a bordo.
  • Do mesmo modo, recomendamos encher o tanque do carro sempre que iniciar o trecho da viagem.  Há trechos sem postos de gasolina, e não queremos ter uma pane seca por falta de planejamento.
  • Um pouco mais sobre o Big Mango, a atração inesperada do dia: https://www.queensland.com/us/en/things-to-do/attractions/p-56b2648baeeeaaf773cf78cb-big-mango.html
  • Site do restaurante The Cove: https://thecoverestaurant.com.au/
    Vale a parada para uma refeição ao fim do dia, para aproveitar o belíssimo pôr-do-Sol.
  • Dica para os planespotters.  O Ibis Mackay fica colado à pista do aeroporto e muitos dos quartos tem vista para a mesma.  Vale para tirar belas fotos de aviões regionais.