Dicas para Viagens com Crianças Pequenas

Sempre que planejamos uma viagem, especialmente com as meninas, procuramos lugares que possam ter atrativos e atividades para toda a família, pois não é nada agradável ficar atrelado por dias em lugares desinteressantes ou mesmo chatos para crianças. Elas ficam entediadas facilmente, então temos que usar de todo nosso poder de negociação.

A Arte da Negociação

Temos que colocar em prática o tempo todo essa negociação e já prever de antemão que elas irão se cansar de passeios culturais e contemplativos em algum momento,  e já programar passeios que sejam bem divertidos e atrativos para elas.  Por exemplo: Após as compras de roupas vamos na loja de brinquedos!

Que tal uma loja da Lego depois das compras chatas?
Que tal uma loja da Lego depois das compras chatas?

Temos que ir dosando um passeio “chato” (para crianças) e um divertido. Essa negociações podem ser previstas já na fase de planejamento da viagem, quando fazemos um cronograma diário básico, para o roteiro não ficar muito solto ou perdido.  Faça uma lista de possíveis locais a visitar e já imagine o trajeto que possam usar, para não perder tempo em deslocamentos desnecessários e não cansar os pequenos com longas caminhadas.

Dicas para Viagens de Carro

Desde que estivemos na Disney pela primeira vez em 2012 , compramos um aparelho de DVD para o carro, de modo que elas pudessem assistir a vídeos e tornar grandes trajetos menos monótonos e chatos. Sempre funcionou, era um bom aparelho de duas telas que permitia que as duas pudessem assistir ao mesmo vídeo ao mesmo tempo confortavelmente em suas cadeirinhas. Mas como todos os aparelhos hoje em dia têm prazo de validade mais curto, o aparelho pifou um pouco antes da nossa viagem para Gramado.  Nesta viagem, usamos um outro aparelho de DVD com apenas uma tela e, apesar das pequenas brigas, deu tudo certo. Serviu de experiência, afinal elas já estão maiores e têm que aprender a esperar e a partilhar.

Imprescindível para viagens longas

Outra coisa que temos sempre em mente em viagens de carro com as meninas é o tempo dentro do carro. Da mesma forma que o motorista não gosta e nem deve dirigir por muito tempo, elas também precisam de paradas a cada 3 horas pelo menos.  Além de esticar as pernas, pitstop no pipi room, estas paradas servem para espairecer e descansar do ambiente do carro,  renovando as baterias para seguir viagem com mais tranquilidade.  Nem sempre fazemos paradas para lanches, às vezes elas servem mesmo apenas para quebrar o ciclo e renovar, como apertar o botão de refresh.  Por isso, quando se vai pegar uma estrada nova, procure mapear as possíveis paradas, as mais recomendadas, as mais bem instaladas e estruturadas.  Não dá para ir no banheiro de qualquer posto de gasolina de beira de estrada, especialmente com meninas! Argh!!

Parada Recomendada. Brinquedão, banheiros limpos e bom lanche (Rede Graal)
Parada Recomendada. Brinquedão, banheiros limpos e bom lanche (Rede Graal)

Lenços umedecidos e protetores de assento devem estar sempre na bolsa para esses casos mais desagradáveis!! Mas para quem tem criança menor existem no mercado redutores de assento portáteis que cabem na bolsa e são uma ótima opção para proteger nossos pequenos.

Existem no mercado diversas marcas de redutores portáteis

Essa dica vale para viagens rodoviárias mas para as outras também, sempre é bom ser uma mãe precavida.

Dicas para viagens de avião

E falando em viagens de avião, atente para o número de horas de voo, o horário do mesmo e os fusos, principalmente  quando mudamos de continente.  O que mais interessa a elas no avião é o entretenimento, quais filmes podem passar, se o avião tem ou não dvd… Nem bem colocam o cinto e já querem que o aparelho ligue e passe filmes e desenhos.  Mas por vezes em voos noturnos isso acaba sendo irrelevante, o que se torna mais importante são os fatores sono e fome.  Por isso, atente para um lanche antes de embarcar, pois elas podem adormecer antes mesmo do serviço de bordo começar e acordar com muita fome e em um horário que não irão particularmente servir nada (aconteceu conosco na volta da Itália ano passado).

jet lag, cansaço de viagem...Dá nisso.
jet lag, cansaço de viagem…Dá nisso.

Se o voo for noturno, outra dica é deixar as crianças se cansarem bastante antes do embarque.  Se elaas estiverem muito agitadas, podem não dormir até beem tarde, e vão estar como zumbis na manhã seguinte.

A dica então é dosar – que elas fiquem cansadas o suficiente para dormirem no voo noturno, mas nem tão cansadas que percam o jantar.

Acho que tenho ainda muitas dicas de mãe viajante na manga mas vou contando aos poucos.

See ya

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *